domingo, 8 de janeiro de 2012

Fibras Alimentares

As fibras tem sido um dos assuntos de destaque dentro da mídia. Tal repercussão se dá pelos benefícios que ela traz à saúde. A fibra pode ser definida como: "Resíduos de células vegetais que não são digeridas pela parte superior do tubo digestivo do homem. São compostas de celulose, oligossacarídeos, pectina, goma e ceras". (Trowell e Burkitt, 1986).
Quando temos a fibra presente em nosso consumo de uma forma inadequada, podemos contribuir para o aparecimento de algumas complicações, tais como obstipação ou constipação intestinal (famosa “prisão de ventre”), câncer de intestino e doenças cardiovasculares. Deste modo, atualmente a recomendação diária de fibra está entre 25 e 35 gramas para um adulto saudável. Este aumento no consumo de fibras pode trazer muitos benefícios, além de reduzir os riscos para tais doença.
Tendo em vista esse objetivo, a indústria alimentícia invadiu as prateleiras do supermercado para atender a demanda de tantas pessoas que buscam resgatar hábitos saudáveis.


                             Fonte: www.farmavitamed.com.br

Funções das fibras no organismo

- Estimulam a mastigação, e assim, a secreção da saliva e suco gástrico;
- Proporcionam sensação de saciedade;
- Atrasam o esvaziamento gástrico, tornando mais lento a digestão e absorção;
- Aceleram o tempo de trânsito intestinal (fibras insolúveis);
- No cólon, devido a sua capacidade de absorver água, forma fezes volumosas e macias;
- São substratos que auxiliam na fermentação de colônias de bactérias benéficas;
- Atuam no metabolismo dos carboidratos (no controle da glicemia), formando um gel (pectina e goma) no intestino que lentifica a velocidade na qual a glicose entra na corrente sanguínea;
- Na absorção e na regulação de lipídeos. Além de reduzir a absorção de gorduras e colesterol.
 Alguns alimentos que fornecem uma quantidade significativa de fibra: alcachofra, amêndoa, avelã, aveia em flocos, batata-doce, cevada, centeio, ameixa, damasco, pêssego, escarola, espinafre, framboesa, germe de trigo, farinha de soja, figo, kiwi, lentilhas, manga, maçã, laranja, noz, pepino, pêra, beterraba, repolho cozido, sementes de girassol, sementes de linhaça, tomate, uva, cenoura, etc. 


Ainda há muito a se falar sobre fibras, o conteúdo é extenso e complexo, mas a discussão sobre o assunto não para por aqui.

Receita de Suco Rico em Fibras

Rendimento: 1 porção

1 xícara(s) (chá) de suco de laranja 
1/2 unidade(s) de mamão papaya   
3 unidade(s) de ameixa preta sem caroço  
1 colher(es) (sopa) de sementes de linhaça
1 colher(es) (sopa) de aveia


Um vídeo super legal sobre o assunto!!

Um comentário:

  1. Obrigado pela partilha, pois notei em seu post que tem tudo de bom e como costumo dizer não há contra indicações além de eu estar divulgado!

    ResponderExcluir