quinta-feira, 12 de janeiro de 2012


Ervas aromáticas: um toque especial em sua comida

As ervas aromáticas são plantas utilizadas como aromatizantes, dos quais utilizamos as folhas, sementes e flores. Podem ser acrescentadas em diversas preparações, decorando, modificando a aparência visual e tornando os pratos mais temperados, atraentes e requintados. Possuem pouquíssimas calorias.
Um ponto importante é saber dosar a quantidade utilizada, pois algumas ervas possuem sabor acentuado, podendo prejudicar o sabor verdadeiro do alimento.

Pessoas hipertensas que não podem usar o sal de cozinha, ou mesmo aquelas com o paladar e o olfato alterados devidos a tratamentos como a quimioterapia, devem abusar das ervas frescas que temperam e oferecem um paladar bastante agradável. 

Manjericão: muito utilizado em preparações italianas, principalmente em molhos de tomate. Contém óleos essenciais capazes de excitar a atividade das mucosas das vias respiratórias e gastrointestinais; também benéfico aos rins e nervos.
Manjerona: é uma erva adocicada. Pode ser utilizada em pizzas, assados e molhos. É afrodisíaca, digestiva, expectorante, ajuda a amenizar os sintomas da asma, bronquite, resfriado e tosse.

Hortelã: pode ser utilizada em sucos, chás, saladas, molhos, vitaminas, cozidos, entre outras preparações. É rico em cálcio, ferro, fósforo, vitaminas A, C, e do complexo B. Possui ação digestiva, tônica, anti-espasmótica e calmante. Purifica o hálito, combate gripe e resfriados e vermes.

Sálvia: pode ser encontrada fresca ou seca, podendo aromatizar carnes, aves, peixes, vegetais, queijos e ovos. Procure não misturar com outras ervas, pois poderá perder o seu aroma. Tem ação tônica, digestiva, diurética, estimulante, antiespasmódica e anti-séptica.

Orégano: Erva muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo. São utilizadas as suas folhas, frescas ou secas, pelo sabor e aroma que dão aos pratos. Ativador do sistema digestivo e sexual; atua como diurético e antiflatulento.

Estragão: é acrescentada a molhos, frangos, peixes, ovos etc. Possui sabor acentuado, devendo ser utilizada com moderação. Tem ação diurética e depurativa do sangue.

Salsa: existem dois tipos, de folhas lisas e frisadas. As folhas lisas são muito utilizadas para decorar pratos. Porém, ambas podem ser utilizadas em diversas preparações, como molhos, saladas, farofas, cozidos etc. A salsa é rica em fibras, vitamina A, cálcio, fósforo, ferro, além das vitaminas C, E e do complexo B. A salsa deve ser evitada pelas mulheres grávidas, pois pode provocar sangramentos.

Coentro: é muito utilizada em preparações com alimentos do mar, como peixes, mariscos e camarões, além de carnes brancas e legumes. É fonte de vitamina C, magnésio, cálcio, fósforo, ferro, fibras. Modera o apetite, auxilia em problemas estomacais, gases e cólicas. Tem propriedade diurética e ansiolítica (reduz a ansiedade, nervosismo).

Louro: é encontrado fresco, seco e em pó. Usado com moderação, é um ótimo tempero para feijões, ensopados, assados e carnes grelhadas. Têm ação digestiva e carminativa (antiflatulento, contra gases); utilizado no tratamento de afecções gástricas e reumáticas.
Alecrim: acrescenta-se em carnes, aves, peixes e massas. Possui substâncias antioxidantes, que previnem doenças cardiovasculares e estimula a circulação. Ativa a função do pâncreas (ajuda no tratamento do diabetes), auxilia na digestão e tem propriedades antireumáticas.

Tomilho: é encontrada fresca, seca ou em pó, pode-se utilizar em carnes, sopas, peixes, queijos e ovos. Contém um óleo essencial de ação bacteriana e desinfetante, habitualmente usa-se como conservante.


RECEITA DE PATÊ DE ERVAS FINAS

Rendimento: 4 porções

Ingredientes
250 g de maionese
250 g de Ricota
1 dente de alho
1/2 unidade de cebola pequena
1/2 maço de salsinha
Quanto baste de cebolinha verde
Quanto baste de hortelã
Quanto baste de manjericão
60 ml de vinagre branco
1 colher(sopa) de azeite
Quanto baste de sal
Quanto baste de pimenta-do-reino branca

Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador, com exceção da maionese, até formar uma pasta homogênea. Coloque em uma vasilha e então, incorpore a maionese. Aí é só servir!! Para acompanhar, uma sugestão: torradas integrais!!

2 comentários:

  1. Isto é o que mais goste e penso o seu post ser belíssimo que chega conter um conteúdo que não tem contra indicações, valeu por ter indicado e vim conferir!

    ResponderExcluir
  2. Ola,

    Já somos amigos no Dihitt e temos o prazer de lhe convidar a conhecer o nosso novo Agregador de Links da web http://nabocadosapo.com .
    Venha participar e aumente suas visitas aqui não se exige muito de você, basta preencher o formulário e em seguida postaremos o seu link.
    Não deixe de visitar a seção “Parceiros” - http://nabocadosapo.com/parceria e aumente suas visitas. Confira as vantagens.
    Na Boca do Sapo – Mais visitas para a sua página
    Desde já agradecemos por sua atenção!

    ResponderExcluir