quinta-feira, 12 de julho de 2012


LIMÃO (Citrus limon)

Partes usadas: Utiliza-se o fruto do limoeiro, isto é, o limão. Os principais componentes ativos são vitamina C, flavonglicósidos e óleos essenciais.

Efeitos medicinais: A vitamina C revigoriza as defesas do corpo, os óleos essenciais estimulam o apetite e a digestão e os flavonglicósidos tem um ligeiro efeito antibacteriano.

Aplicações: O sumo de limão quente é um remédio apreciado nas constipações e gripes. Mesmo numa constipação intensa, as qualidades mucolíticas do sumo de limão fazem com que a inflamação se atenue. O ácido cítrico e a vitamina C tem também sucesso no uso externo para o tratamento de verrugas ou inchaços devidos a picadelas de insetos.

Dica: Guarde os limões no compartimento do frigorífico destinado aos legumes, para que se mantenham frescos tanto tempo quanto possível. Vai sempre aparecer a oportunidade para dar uma boa utilização aos limões.



Sumo quente de limão:
Esprema o sumo de 2 limões. Aqueça a mesma quantidade de água e misture com o sumo. Adoce com açúcar ou mel. Beba em pequenos goles tão quentes quanto possível. Deixe-se ficar na cama após essa ingestão.

Rodelas de limão:
Se puser imediatamente uma rodela de limão sobre uma picadela de inseto poderá evitar o inchaço ou prurido.

Penso de sumo de limão:
Embeba uma bola de algodão em sumo de limão acabado de espremer. Coloque sobre a verruga e fixe com um adesivo. Substitua duas vezes ao dia. Mantenha essa rotina durante duas a quatro semanas. Esta terapia tem feito com que muitas verrugas desapareçam.

Banho de pés:
Nos casos de transpiração dos pés ou de mau cheiro, junte uma colher de sopa de sumo de limão à água do banho e faça-o diariariamente.

Fonte: Livro "O guia das Plantas Medicinais - Anne Iburg". 1ª ed. 2010


Veja um vídeo bem interessante sobre os benefícios do LIMÃO!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário