domingo, 9 de março de 2014

LINHAÇA

A linhaça é a maior fonte conhecido de ácidos graxos ômega 3 do reino vegetal. Apresenta aproximadamente 40% de lipídios, dos quais 57% são compostos de ácido alfalinolênico (ômega 3); 28% de proteína; e 35% de carboidratos totais, dos quais apenas 1% a 2% estão na forma disponível.

A linhaça contém 28% de fibras alimentares totais, das quais 75% insolúveis e 25% solúveis. É rica em vitamina E e vitaminas do complexo B. Potássio e fósforo são os minerais mais abundantes na linhaça que contém ainda ferro, zinco, manganês e carotenóides como luteína e violaxantina.

Em virtude de sua composição nutricional, vários estudos associam o consumo da linhaça como uma aliada na redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Outros benefícios reportados em estudos são os efeitos hipocolesterolemiantes, antioxidantes, anticancerígenos, hipoglicêmicos, anti-inflamatórios e laxativos.

Os estudos que comprovam estes benefícios foram realizados em animais. Os benefícios citados em literatura ainda mostram resultados contraditórios em pesquisas com humanos. Mais estudos devem ser realizados para comprovar os reais benefícios em humanos e se o consumo crônico não provoca reação tóxica em humanos.

Quais alimentos podem ser enriquecidos com a farinha de linhaça? Leite, iogurte, sucos de frutas, fruta amassada ou picada, etc.

O consumo da linhaça deve estar associados à hábitos alimentares saudáveis e à prática de atividade física. Consulte seu nutricionista para um plano alimentar individualizado!



Sugestões de Receitas

Suco Refrescante
Ingredientes:
- 1 copo (250 ml) de água de coco gelada
- ½ limão
- 3 folhas de hortelã
- 1 colher (sopa) de linhaça
- 200 ml de água gelada ou 6 cubos de gelo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

Dica: A água de coco é rica em minerais que o corpo elimina após uma sessão de atividade física. Por isso, a sugestão é tomar o suco depois de fazer exercícios. O limão e a hortelã têm efeito refrescante e aliviam a sede.

Suco Rico em Fibras
Ingredientes
- ¼ de mamão papaia
- 1 colher (sopa) de farinha de linhaça dourada
- 2 ameixas secas sem caroço
- 200 ml de água gelada
Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

Dica: O mamão, a ameixa e a linhaça auxiliam no bom funcionamento do intestino.

Fonte: Livro - Alimentos Funcionais: Componentes Bioativos e efeitos fisiológicos

2 comentários:

  1. Adorei tuas dicas
    O que posso usar para amenizar os sintomas da menopausa?
    Estou com 51 anos e sinto q meu metabolismo está bem mais lento.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Adorei tuas dicas
    O que posso usar para amenizar os sintomas da menopausa?
    Estou com 51 anos e sinto q meu metabolismo está bem mais lento.
    Obrigada

    ResponderExcluir